segunda-feira, 13 de junho de 2011

NASCEU PESSOA!






UMA PEQUENA HOMENAGEM A FERNANDO PESSOA

 

13 de junho,
nasceu Pessoa.
Multifacetado,
vezes quatro

(ou mais, quando necessário),

poeta plural:
seus heterônimos,
mais que pseudônimos,

biografados e estilo próprio,
poesia distal.

 Gênio da Poesia

“o ser poeta por vocação”

na sua definição.


©rosangelaSgoldoni

14 11 2011

RL T 3 033 413

Revisado com algumas inserções em 11 06 2022

Além dele, Alberto Caieiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares convivem em destaque no Modernismo Português.

"Não sei quem sou, que alma tenho.
Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros).
Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me aponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho.
Sinto-me múltiplo. Sou como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que torcem para reflexões falsas uma única anterior realidade que não está em nenhuma e está em todas.
Como o panteísta se sente árvore [?] e até a flor, eu sinto-me vários seres. Sinto-me viver vidas alheias, em mim, incompletamente, como se o meu ser participasse de todos os homens, incompletamente de cada [?], por uma suma de não-eus sintetizados num eu postiço."
- Fernando Pessoa, "Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Fernando Pessoa". Lisboa: Ática, 1966.  p. 93."

in http://arquivopessoa.net/textos/4194






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será bem-vindo!

CICLOS EM OUTONO

  Ainda alimentada pelo pulsar da vida, deixa-se conduzir pela maciez do toque, do abraço e afago das antigas recordações. Despert...